Cirurgia Bariátrica Antes e Depois: Fotos e Vídeos

Conhecida popularmente como cirurgia de redução de estômago, a cirurgia bariátrica – ou gastroplastia – é uma das alternativas para o tratamento de pacientes que sofrem com a obesidade de grau III, cujo IMC (índice de massa corporal) é maior do que 40.

Apesar de o processo de emagrecimento ser fácil para algumas pessoas, outras necessitam de tratamentos mais invasivos e radicais, como é o caso da cirurgia de redução. Se você está pensando em se submeter ao procedimento, veja aqui algumas informações importantes.

Quem Pode Fazer a Cirurgia Bariátrica?

antes e depois da cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica não é uma cirurgia simples, além de não ser indicada em todos os casos de obesidade. É preciso que o paciente atenda à alguns pré-requisitos, antes de ser liberado para o procedimento.

Usualmente, o limite de idade para quem deseja se submeter à cirurgia bariátrica varia entre 18 e 65 anos. Entretanto, como cada caso é analisado individualmente, há a incidência de procedimentos em pacientes com idades inferiores ou superiores.

Leia: Quem Pode Fazer a Cirurgia Bariátrica?

O IMC (Índice de Massa Corporal) é um dos dados mais importantes neste processo de análise. Apesar de o valor de referência ser 40, este cai para 35 quando o paciente sofre com doenças relacionadas à seu estado de obesidade, tais como hipertensão, diabetes e artrite.

Antes de realizar a cirurgia bariátrica, o paciente é submetido à uma bateria de exames, a fim de garantir que o procedimento possa ser realizado com o mínimo de risco. Caso o paciente apresente alguma intercorrência relevante, será necessário tratá-la antes de submeter-se à cirurgia. São solicitados os pareceres médicos do cardiologista, endocrinologista, ginecologista, psiquiatra e pneumologista, acompanhados de exames de sangue e urina, endoscopias, eletrocardiogramas, raio-x de tórax, entre outros.

Leia: Redução de Estômago: o que é? Quanto custa?

A cirurgia bariátrica é considerada um procedimento complexo, o qual necessita – inclusive – de cuidados rigorosos durante o pré e o pós-operatório. O paciente deve estar ciente de todos os passos do procedimento e ter a certeza de que poderá enfrentá-los.

A cirurgia deve ser realizada por equipes médicas completas compostas por 3 cirurgiões, 2 anestesistas e 1 instrumentador. Além disso, é imprescindível que o procedimento seja realizado em ambiente hospitalar adequado e aparelhado para o tratamento de pacientes com obesidade mórbida. A cirurgia bariátrica não pode ser realizada em clínicas.

bariátrica antes e depois

Cuidados Pós-Operatórios

Ao deixar o hospital, o paciente deve contar com acompanhamento médico intenso. Em muitos casos, no momento da alta o ele já encontra-se com 2 quilos à menos, comparando-se com o peso pré-cirurgia. Como uma nova rotina alimentar será inserida em seu dia a dia, a consultoria de um nutricionista é indispensável. A nova dieta deve trazer alimentos ricos em proteínas, ferro e vitamina B12.

Leia: Dieta Pós Cirurgia Bariátrica: Líquida, Pastosa e Sólida

Vale a Pena Fazer a Cirurgia Bariátrica?

É importante salientar que a cirurgia bariátrica não se trata de uma fórmula mágica de emagrecimento. Para o sucesso completo, é preciso seguir uma rotina religiosa de exercícios físicos e alimentação balanceada, principalmente a fim de efetivar os resultados a longo prazo.

Leia: Cirurgia Bariátrica Vale a Pena Fazer? Quais os Resultados?

Quase 100% dos pacientes que se submetem ao procedimento eliminam metade do seu excesso de peso já nos primeiros 6 meses após a cirurgia. Ao longo de 2 anos, a perda de peso tende a estacionar, período no qual já se espera que o paciente tenha alcançado seu peso ideal.

Portanto, pode-se afirmar que se o paciente não obter resultados satisfatórios com dietas e procedimentos menos invasivos, certamente a cirurgia bariátrica pode ser a opção mais viável para sua saúde. Para isso, procure seu médico e solicite informações técnicas a respeito do procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *