Cirurgia Bariátrica: Quem Pode Fazer? Quanto Custa?

Ter um peso adequado para a sua estatura e condição física não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde. Afinal de contas, o excesso de gordura no organismo pode desencadear diversas doenças graves como, por exemplo, hipertensão, diabetes, colesterol alto e nos casos mais graves até obesidade mórbida.

Muitas pessoas buscam emagrecer, mas não conseguem perder peso pelas vias tradicionais como fazer dieta e exercícios físicos, isto acontece porque o bom funcionamento do organismo já está comprometido. Nestes casos, pode-se fazer a cirurgia bariátrica, que reduz o estômago, promovendo a perda de peso e recuperação da saúde. Confira abaixo quais são os principais pontos da cirurgia bariátrica:

cirurgia bariátrica bypass

Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?

1.1– Pessoas que estão muito acima do peso. Segundo os médicos, a cirurgia bariátrica é recomendada somente em último caso, quando a obesidade está colocando a vida do indivíduo em risco e não há mais possibilidades de emagrecer através dos métodos tradicionais.

1.2 – Pacientes acima de 16 anos. Não é permitido realizar o procedimento cirúrgico em pessoas menores de 16 anos, pois nesta fase elas ainda estão se desenvolvendo e ainda não possuem estrutura para suportar os efeitos colaterais.

1.3 – Pessoas com índice de massa corporal acima de 40 kg/m² com doenças associadas à obesidade como, por exemplo, colesterol, hipertensão e diabetes. Além disso, o paciente tem que ter passado por tentativas de tratamentos, comprovando que a cirurgia bariátrica é a última solução.

cirurgia bariátrica faustão
Cirurgia bariátrica mostra o antes e depois do apresentador Faustão.

Quanto custa a cirurgia bariátrica?

2.1 – O custo da cirurgia bariátrica é relativamente elevado. A realização deste procedimento custa entre R$ 7.000,00 e R$ 15.000,00. Dependendo das condições de pagamento de cada hospital é possível parcelar este valor, o que tornar a cirurgia mais acessível a todos os públicos.

2.2 – O SUS oferece a cirurgia bariátrica de forma inteiramente gratuita. Porém, nesse caso é necessário realizar uma série de exames e comprovar que realmente precisa passar por este procedimento. Além de ter que entrar em uma fila de espera para aguardar sua vaga.

riscos da cirurgia bariátrica

Quais os riscos da cirurgia bariátrica?

3.1- Risco de rompimento do grampo. A cirurgia consiste na colocação de um grampo no estômago, o que reduz o seu tamanho, fazendo com que a pessoa coma menos e consequentemente emagreça. Porém, se objeto não fixa bem fixado pode acontecer de se soltar ao longo do tempo, causando rompimentos internos.

3.2- Distúrbios nutricionais. Devido à redução do estômago, o órgão passa a comportar uma quantidade bem menor de alimento, obrigando a pessoa a comer menos e optar por alimentos leves. É necessário que o indivíduo esteja preparado psicologicamente para fazer a dieta, do contrário sofre distúrbios alimentares, podendo sofrer com dores e enjoos.

3.3Alterações psicológicas. A cirurgia bariátrica obrigada a pessoa a reeducar o seu cérebro, logo o fato de ter que comer menos e abrir mão dos seus alimentos preferidos pode gerar ansiedade, melancolia, stress e mau-humor.

3.4 – Inchaço abdominal. Caso o indivíduo não faça a reeducação alimentar corretamente, o estômago pode ficar cheio, causando inchaço abdominal e nas situações mais graves pode até mesmo ocorrer o rompimento do grampo.

Dica:

O paciente que se enquadra no perfil de quem precisa fazer a cirurgia bariátrica deve passar por um acompanhamento psicológico antes e depois do procedimento.

Aviso:

A cirurgia só é funcional se o indivíduo passar por uma reeducação psicológica e alimentar.