Redução de Estômago: o que é? Quanto custa?

É uma cirurgia para combater a obesidade. A redução de estômago custa caro, mas pode ser feita pelo SUS.

A redução de estômago – a chamada cirurgia bariátrica – é realizada com um conjunto de técnicas e procedimentos mais ou menos complexos, de acordo com as características e necessidades do paciente. Em média, o custo de uma redução de estômago é de R$ 8 mil, incluindo os gastos com médicos, equipes de saúde e tempo de internação.

Obesos operados necessitam de acompanhamento durante algumas semanas, no período de adaptação de todo o organismo – e também da mente – ao órgão reduzido. O estômago passa a acomodar uma quantidade menor de alimento e é necessário muito cuidado para não forçar os pontos da cirurgia. O acompanhamento nutricional é fundamental após a redução do estômago.

Redução de Estômago

A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes que sofrem de obesidade mórbida, quando o IMC está acima de 40 kg/m2. IMC é a sigla de índice de massa corporal. Esta condição não é apenas estética: os obesos têm a expectativa e a qualidade de vida reduzidas e enfrentam sérios riscos para a saúde, como desenvolver diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas e respiratórias, problemas nas articulações, alguns tipos de câncer, etc.

Além disso, estes pacientes costumam ter a autoestima reduzida e podem desenvolver problemas de fobia social, ansiedade, depressão e outros problemas emocionais com reflexos no organismo. Por isto, a redução do estômago é uma indicação cirúrgica para restauração da saúde. Calcula-se que, no Brasil, um terço dos adultos tenha problemas com obesidade. Em 2012, foram realizados mais de 70 mil procedimentos de redução de estômago.

cirurgia de redução de estômago

Quanto Custa uma Cirurgia de Redução de Estômago

A cirurgia de redução do estômago é cara para os padrões brasileiros. Alguns planos de saúde cobrem parte das despesas, mas, antes de assinar um contrato, é preciso lê-lo atentamente, de preferência submetendo-o à análise de um especialista, para não se surpreender com problemas de cobertura.

A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva em que uma endocâmera é introduzida no abdômen para guiar os movimentos do cirurgião. Os instrumentos cirúrgicos são inseridos através de incisões de até 14 milímetros. A recuperação do paciente é muito mais rápida, mas as despesas sobem bastante: em São Paulo, cobra-se até R$ 12 mil pelo procedimento.

+ Leia: Quanto Custa uma Cirurgia Bariátrica – Preço

Redução de Estômago no SUS

cirurgia de redução de estômago

E cirurgia bariátrica não é uma indicação para todos os obesos; apenas para os que estão muito acima do peso, ou que obtiveram bons resultados com outros tratamentos. O SUS (Sistema Único de Saúde), com toda a morosidade da saúde pública brasileira, realiza gratuitamente o procedimento.

É preciso que o paciente tenha no mínimo 16 anos, com o diagnóstico de obesidade mórbida claramente determinado. O candidato precisa ter reagido mal a outras técnicas, como dietas e adoção de exercícios físicos na rotina. O paciente precisa estar com IMC acima de 40 kg/m2 ou, na presença de doenças como hipertensão arterial ou hipercolesteromia, acima de 35 kg/m2.

Sob estas condições, o candidato entra para uma fila e aguarda ser chamado. Em 2013, o Ministério da Saúde autorizou também a realização de cirurgias plásticas reconstrutivas, para corrigir a flacidez de pele que surge após a operação.

Um comentário em “Redução de Estômago: o que é? Quanto custa?

  1. Onde é o consultório? Também faz abdominoplastia, lipo escultura, redução de mama, existe um pacote? E feito em qual hospital? As cirurgias estéticas podem ser feitas todas de uma vez, e quantos dias seria a recuperação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *