Quais os Riscos da Cirurgia Bariátrica? É seguro fazer?

obesaCom o aumento de pessoas obesas e que não têm mais condição para perder peso e ganhar saúde pelos métodos tradicionais e rígidos que associam boa alimentação à prática regular de exercícios físicos, a cirurgia bariátrica tem sido cada vez mais solicitada nos consultórios médicos e mais executada nas salas de cirurgia. Mas será essa a melhor alternativa? Quais são os riscos oferecidos pela cirurgia bariátrica?

Também denominada de gastroplastia, a cirurgia bariátrica ou cirurgia da obesidade ou cirurgia de redução do estômago é responsável pela realização de uma plástica no estômago, com o propósito de reduzir o IMC muito elevado dos pacientes que a ela recorrem.

Assim, conforme a OMS, trata-se de uma intervenção que é indicada para pessoas, cujo IMC seja superior a 35, o que lhes acarrete problemas do tipo apneia do sono, pressão alta, diabetes, problemas cardiovasculares e sem obtenção de êxito em outros métodos para perder peso.

riscos da cirurgia bariátrica

Quais os Riscos da Cirurgia Bariátrica?

Como todo mundo sabe todas as cirurgias têm riscos, o que não seria diferente com a cirurgia bariátrica, nesse caso, os riscos e as complicações desses procedimentos são os seguintes: ocorrência de náusea e de vômito; existência de fístula, em que há o vazamento do conteúdo do estômago ou do intestino para o abdômen ou para a pele, o que imprescinde de acompanhamento médico no hospital, uso de antibióticos e operações adicionais; iminência de embolia pulmonar, infecção, pneumonia, atelectasia, anemia, sangramento, hérnia, distúrbio alimentar e alterações psicológicas; além do que é preciso destacar que é recorrente a necessidade de novas internações em recém-operados nesses casos e do real risco de morte.

Cada paciente e candidato à submissão à cirurgia bariátrica é acompanhado minunciosamente por uma equipe multidisciplinar de médicos que deverão acompanha-lo inclusive no período de recuperação de sua cirurgia. De acordo com avaliações médicas de várias ordens, o paciente será encaminhando para um tipo de cirurgia bariátrica específica.

Há os seguintes tipos de cirurgia bariátrica: a restritiva que apenas diminui o tamanho do estômago, através da qual a redução de peso se dá pela redução de alimentos ingeridos e a mista, em que há redução do tamanho do estômago atrelada a um desvio do trânsito intestinal, através da qual não apenas se ingere menos alimentos, mas eles são absorvidos em menor quantidade, ocasionando a perda de peso do paciente.

Assim, para cada tipo de técnica utilizada, há uma expectativa diferente para o pós-operatório, em geral, existe uma perda de peso significativa em pouco tempo, o que pode ser aperfeiçoada de acordo com o tratamento e com o acompanhamento de cada paciente no decorrer do tempo.

2 comentários em “Quais os Riscos da Cirurgia Bariátrica? É seguro fazer?

1. Eu preciso dessa cirurgia mas nao tenho corraje ,ja estou com varios problemas de saude ,tipo pressoa alta diabete,e mal circulaçao ,ja vi muitas pessoas fazerem mas nao tenho corrage,o duvida…

Eu acho que seria otimo ,so falta coraje ..